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O excesso de peso é um problema crítico para a segurança nas estradas. É por isso que existem tantas regulamentações sobre o tema, estimulando as  transportadoras a operarem de forma regular, sem colocar ninguém em risco. Com isso em mente, elaboramos este material fundamental sobre o assunto. Afinal de contas, você sabe como calcular o peso por eixo? Provavelmente, sim. No entanto, sempre existem detalhes importantes que podem fugir da sua atenção. Por isso, elaboramos este material para solucionar as principais dúvidas sobre o tema. Aqui, você entenderá um
pouco mais sobre os eixos e seus tipos, a importância das regulamentações, o que diz a Lei da Balança e como realizar esse cálculo. Acompanhe!

O que é o eixo de caminhão e quais os diferentes tipos?
Como todos sabemos, os eixos são as barras cilíndricas nas quais são instaladas as rodas. Para um veículo do porte do caminhão, os eixos são diretamente responsáveis pelo equilíbrio e pela dirigibilidade do veículo nas estradas. Tecnicamente, o eixo conecta os pneus que ficam em cada lateral do veículo. E aqui, vale a pena conhecer os diferentes tipos. Dê uma olhada!

Eixos simples
O eixo simples é a configuração mais básica possível, que equipa veículos leves de transporte. É tipificado em duas categorias de rodagem, que é a quantidade de pneus aplicados na extremidade do eixo. A primeira é o eixo simples de rodagem simples, que só tem um pneu em cada ponta. A segunda é o eixo simples de rodagem dupla, com dois pneus por ponta.

Eixos duplos
Os eixos duplos recebem esse nome por conta das rodas contíguas, que ficam sem espaçamento entre um eixo e outro. Existem dois tipos de eixos duplos: os eixos duplos em tandem, sem espaçamento, e os eixos duplos não em tandem, em que há um espaçamento igual ou maior que 2 metros entre os eixos.

Eixos triplos
Por fim, temos os eixos que equipam os caminhões de grande porte, geralmente utilizados nas operações logísticas do agronegócio. O eixo triplo pode existir em três formatos, sempre com 12 pneus totais, que são o triplo tandem de até 1,2 m, o triplo tandem entre 1,2 m e 2,4 m e o triplo tandem com mais de 2,4 m.

Qual a importância do controle de peso por eixo?
Como todos sabemos, existem muitos perigos do excesso de peso nas estradas. Operar em sobrecarga é um risco tanto para a “saúde mecânica” do caminhão quanto para a segurança de todos nas rodovias. O excesso faz com que o veículo opere em uma situação para a qual não foi projetado. Além de aumentar o consumo e o desgaste, isso prejudica a dirigibilidade. Com a frenagem anestesiada e o controle dinâmico prejudicado, o motorista pode perder o controle do veículo com maior facilidade. É por isso que existem regulamentações tão severas sobre o controle de peso por eixo nas estradas, pois esse é o tipo de excesso e problema que compromete a segurança das pessoas. Mais do que tudo, nós entendemos o dilema do segmento. Pois quanto mais
carregado o veículo, maior é a otimização do transporte. No entanto, isso nunca deve acontecer às custas da segurança dos profissionais e das outras pessoas no trânsito. É para coibir essa prática que existem a Lei da Balança e a estipulação de multas pesadas e proporcionais ao excesso. Além disso, vale notar que o respeito ao limite de carga não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também gerencial. Afinal, a sobrecarga acelera o desgaste do veículo, elevando os custos de manutenção e diminuindo sua disponibilidade nas estradas. Por isso, obedecer a limitação
é fundamental para a sua sustentabilidade operacional no mercado.

O que diz a Lei da Balança sobre o peso por eixo?
Apesar do nome, a Lei da Balança não é exatamente uma lei, mas sim duas Resoluções (210 e 211) do Conselho Nacional de Trânsito. Entre outros detalhes, o texto determina uma série de questões práticas para a segurança e a regularidade dos veículos de transporte que operam nas estradas brasileiras. É nessas resoluções que se encontram os limites de peso por eixo.

O peso por eixo recebe esse nome por indicar, simples e diretamente, qual o limite máximo permitido, que até o momento desta redação é:
• 6 toneladas para eixo simples com rodagem simples;
• 10 toneladas para simples com rodagem dupla;
• 12 toneladas para eixo duplo não tandem;
• 17 toneladas para duplo em tandem;
• 25,5 toneladas para triplos em tandem.

Como calcular o peso por eixo?
O peso por eixo é uma métrica simples e prática de utilizar. Por exemplo, imagine um caminhão leve e pequeno, com dois eixos simples e rodagem simples. Nesse caso, a capacidade máxima de transporte permitida é 12 toneladas, considerando as 6 toneladas permitidas para cada um desses eixos. Agora, imagine um toco. Geralmente, esse veículo é composto por um simples com rodagem simples sob a cabine (6 t) e mais um eixo simples com rodagem dupla sob o baú (10 t). Para esse veículo, o limite máximo permitido será de 16 toneladas.

Vamos além. Pense agora em um trucado, com um simples de rodagem simples sob a cabine (6 t) e um duplo em tandem sob o baú (17 t). Para esse caminhão, o limite máximo permitido seria de 23 toneladas. Percebe? O cálculo é fácil e prático, justamente para estimular o engajamento dos gestores e profissionais quanto à realização desse cálculo e à obediência aos valores. Por fim, ainda existem as margens de tolerância. Por diferenças técnicas nas balanças, é possível que pequenos excessos sejam perdoados dentro de um intervalo razoável. No peso por eixo, a tolerância é de 10% do limite. Então, em um limite de 6 toneladas por eixo, a margem tolerável é 600 kg (6.600 kg), por exemplo. Já no peso bruto total, a tolerância é de apenas 5% do limite. Então, um limite
de 16 toneladas de peso bruto total tem, no máximo, 800 kg de tolerância (16.800 kg). Para além da tolerância, aplicam-se as multas e penalidades proporcionais.
Para excessos de até 600 kg após a tolerância, 4 pontos na CNH e R$130,16 de multa. Entre 601 kg e 1 t, 5 pontos e R$195,23. Acima de 1 t de excesso pós-tolerância, 7 pontos e R$293,47 por 500 kg de excesso, além da potencial apreensão do veículo, por ser uma infração gravíssima. Como você pôde ver, o peso por eixo é uma métrica fundamental para regular a segurança dos caminhões que circulam na estrada. E, da forma como percebemos, respeitar esses limites vai muito além da responsabilidade social, pois também está diretamente ligado à qualidade da sua gestão.

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